sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O FAROL DO PADRE - por uma pastoral de acolhimento e romarias!

Saudações em Cristo Jesus! 
Gostaria de confirmar meu convite para lhe acolher em visita ao Pontal do Padre Cícero de Farias Brito que tem sua origem no inicio do Século passado quando o Pe. Cicero Sobe a serra do Quincuncá a cavalo para benzer o cemitério do do povoado do Araticum e parando na ponta da serra pede aos moradores local que "nunca derrubem um pé de Juá local porque no dia em que a pedra da Batateira rolar e o cariri virar um mar aquela ponta da serra seria um porto onde os navios iriam atracar". Essa profecia passou de geração em geração e ficou no imaginário popular a ponto de muitas pessoas pagarem promessas nesse local, o Prefeito Silva Antero colocou monumento ao Pe. Cícero na década de 70 e agora recentemente o Governo do Federal, Estadual e municipal. Foi construído e inaugurado uma praça em forma de porto com pier em madeira para relembrar essa profecia. 

O FAROL DO PADRE é uma continuidade da história de um povo...
A iniciativa de construirmos um Farol no Pontal do Pe. Cícero, nasceu sim de uma inspiração minha, a partir do relato popular de que o Pe. Cícero, no passado, ao passar por esta nossa região disse que “quando o sertão virasse mar e o mar virasse sertão, aqui seria um porto seguro”. Porto seguro não significa apenas um local para se atracar barcos, assim como um farol não tem somente o sentido de guiar navios em locais perigosos ou sob forte neblina.
Há sempre um sentido figurado nas palavras, como nas parábolas de Jesus, que nos trazem uma mensagem muito maior por detrás das palavras escutadas e “entendidas” apenas ao pé da letra... Porto Seguro simboliza um lugar de paz, de harmonia e de segurança espiritual (o que nossa sociedade hoje anseia e muito..). Farol tem como objetivo iluminar as trevas, por isso Jesus se identificou assim: EU SOU A LUZ DO MUNDO, QUEM ME SEGUE JAMAIS ANDARÁ NAS TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA.
Diante disso, como sacerdote, responsável pelo pastoreio da comunidade onde vivemos: Farias Brito, e já existindo aqui um local no alto: O pontal do Pe. Cícero construído, eu tive a inspiração de construir lá também um farol que, naquela altura, poderia ser visto por grande parte do povo que vive no Vale do Cariri. O local naturalmente já é um ponto de visitação religiosa de peregrinos que por ali passam para contemplar a bela vista e render as suas homenagens a uma estátua do Pe. Cicero ali erigida. Já temos testemunhos de graças e milagres alcançados por orações naquele local. Além disso, eu criei, a partir do testemunho do Sr. Jesus e D. Zulmira que, por fatalidade, perderam os seus três filhos em datas e situações diferentes, a AFAFOR – Associação Farias Britense das Famílias Órfãs, que estamos instalando naquele local. Um espaço onde relembraremos todos os pais e mães que perderam tragicamente seus filhos e filhas, pela violência, por acidentes, por doenças fatais ou outros motivos.
Nada mais justo do que ter um lugar para o conforto destes pais que têm seus corações dilacerados pela perda dos filhos precocemente.
O local que já está sendo desenvolvido a Pastoral de Romaria e acolhimento ao Romeiro do Padre Cícero será também um pequeno museu da Marinha Brasileira onde ela mostrará vídeos, incentivando os nossos jovens a seguirem a carreira militar ingressando na Marinha Brasileira.
Tudo isso irá gerar curiosidade e principalmente atrairá peregrinos, romeiros e turistas que irão visitar este Farol em terra seca, mas que simbolizará uma luz, um porto seguro às pessoas que têm fé e buscam em Deus a sua segurança. Além naturalmente de atrair pais e mães órfãos de filhos que saberão que quem passar por ali irá fazer uma prece por eles e por seus filhos.
Esta é a nossa fé e nós, povo de fé de Farias Brito, estamos empenhados nesta obra com o apoio das autoridades, mesmo porque este turismo religioso gerará renda ao município, possibilitando novos empregos e novas atividades.
A ideia, antes de ser iniciada foi apresentada aos fiéis e às autoridades em sessão da Câmara de Vereadores que aplaudiram e incentivaram a nossa iniciativa e isso é que nos interessa: servir a Deus, por meio do povo a mim confiado.
Sejam bem vindos a conhecer nossa paroquia e sua estratégia pastoral de Evangelização, geração de renda e favorecimento espiritual e social em nossa comunidade de comunidades.
Seja bem vindo precisamos  de sua ajuda a implementar nossos projetos sociais nessa comunidade.
Pe. Adalmiran Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário